O campeonato WRC é a competição de rali mais desafiante do mundo.
Com o novo sistema de clima dinâmico, as condições meteorológicas têm efeitos reais: a chuva e a neve são agora uma parte importante do jogo já que a tração é variável à configuração para cada etapa, a escolha dos pneus e o uso astucioso da equipa de previsão meteorológica têm de ser levados em conta.
O modo de carreira para jogador individual foi reconstruído da raiz com gestão de calendário, P&D para melhorar o desempenho e recrutamento e gestão do staff (equipes de mecânicos, engenheiros e médicos, gestor financeiro, etc.).
Com 50 equipes, 14 ralis e mais de 100 etapas especiais da temporada de 2019, WRC 8 proporciona o maior nível de conteúdo alguma vez presente num jogo de corridas de rali.
GAMEPLAY
WRC 8 inclui todas as três séries oficiais: o Junior WRC, o WRC 2 e o principal WRC. Cada estágio se torna um empreendimento mais desafiador, com o qual até os pilotos mais experientes podem encontrar problemas. Também há muito o que absorver: um novo e maravilhoso sistema climático dinâmico que cria condições de condução perigosas e difíceis. Existe até um nível que exige que os jogadores apertem o cinto e pulem em um carro nas últimas pernas no meio de uma tempestade para empurrá-lo para o final de uma corrida. É duro, implacável e até aterrorizante - e tê-lo é um ótimo lembrete do que os jogadores enfrentam ao entrar em um jogo tão realista.
Esse jogo prospera jogando curvas, de faixas sinuosas definidas tarde da noite a manhãs nubladas. Os ambientes podem mudar, mas o desafio não. Os carros de rali absorvem a sujeira como uma esponja, quaisquer que sejam as condições meteorológicas durante uma determinada corrida, terão um impacto sobre eles e até o ambiente "esfregará" os veículos. E não é tudo por uma questão de mudanças cosméticas. Esses elementos afetarão a visibilidade, manuseio e confiabilidade do carro de rali. É por isso que os jogadores precisam manter toda a sua inteligência quando estão ao volante. O jogo também conta com opções para facilitar a vida de jogadores mais casuais, como auxílio de direção, de freios e a redução da dificuldade, coisas que serão muito úteis para jogadores que querem apenas desfrutar o game sem uma dedicação extra atrás do volante.
Tudo é possível pela física deste mundo. O mecanismo de jogo deste ano apresenta um manuseio excelente e satisfatório para cada carro(e também difícil), mas para aqueles que preferem dar uma guinada nas coisas, há uma quantidade inacreditável de maneiras de personalizar a aparência de um carro. Esta é uma ótima notícia para quem gostaria de jogar com um volante, para o qual este título foi praticamente criado. Saltar atrás do volante estacionário parece um sonho, porque oferece o controle mais flexível possível com um título de corrida como este, uma pena que o acessório seja tão caro no Nintendo Switch.
Além de simplesmente correr por vários desafios, os jogadores podem enfrentar o modo Temporada, ou seguir o modo Carreira com o objetivo final de se tornar um piloto de sucesso. Outras coisas também estão envolvidas no modo carreira: uma equipe inteira que deve ser paga, o moral mantido em verde e o humor estável. Até o fabricante tem que ter em mente, e além deles, existe a equipe que repara veículos. É um empreendimento enorme para microgerenciar cada parte do modo Career, mas para jogadores que vivem para esse tipo de personalização, é um tipo especial de benefício que adiciona muito mais do que o modo carreria superficial que vimos em V-Rally 4. A versão de Nintendo Switch não conta com multiplayer online, suas interações online são apenas com desafios e um quadro de lideres globais, onde os jogadores podem comprar seus tempos para chegar ao topo do ranque.
GRÁFICOS
Os gráficos da versão de Nintendo Switch ficaram muito bons, mas ainda inferiores as versões dos consoles concorrentes, mas se comparado aos gráficos do V-Rally 4, é possível notar uma melhora significante, o que é excelente para um jogo no Nintendo Switch. Detalhes como texturas foram melhoradas em muitas partes e até mesmo a vegetação está mais densa nessa versão. O grande diferencial realmente fica por conta da nova iluminação do jogo, que foi levada muito bem ao console híbrido da Nintendo. Mas como nem tudo são rosas, a versão do Nintendo Switch tem um pequeno problema que talvez muitas pessoas nem percebam, mas os carros não tem danos visuais, como peças amassando e caindo do carro. Os danos são apenas internos e que afetam a jogabilidade, mas visualmente não existe amassados ou peças quebradas. Uma pena, pois é o mesmo erro cometido anteriormente na versão de V-Rally 4 para Nintendo Switch, parece que a equipe não se esforçou mais uma vez para adicionar esse detalhe e provavelmente não sairá nenhuma atualização futura para corrigir isso, uma vez que V-Rally 4 até hoje não recebeu. Fora esse detalhe, o visual está muito bom para um jogo de Nintendo Switch.
SOM
O áudio do jogo é simplesmente incrível, é possível escutar a cada detalhe de terreno por onde o veículo está passando, alem do som ambiente e da torcida, o jogo também conta com detalhes sonoros incríveis como por exemplo o som da chuva batendo no carro ou as pedrinhas que batem na parte de baixo do carro. É possível escutar nitidamente até mesmo os "pipocos" do cano de descarga do carro ao reduzir uma marcha, é realmente muito bem detalhado e realista a qualidade sonora do jogo. Diferente de V-Rally 4 que além de ter uma qualidade sonora também excelente, tinha uma trilha sonora com artistas reais famosos, WRC 8 optou por usar musicas criadas para o game.
VEREDITO
WRC 8 não é um jogo para corredores iniciantes, o que pode ser um motivo de desligamento para alguns que não querem se aventurar com o auxílio de direção e feios. Mas para aqueles que vivem pela emoção do desconhecido no que diz respeito a pegar a estrada e rasgar a pista, é uma celebração estupenda. Esse pode ser sem sombra de dúvidas o melhor jogo de rali não apenas do Nintendo Switch, mas da geração. Seu clima dinâmico e sua nova mecânica realista, deram uma nova vida ao gênero, seu modo carreira cheio de detalhes ricos, como arvores de habilidades, contratação de funcionários e objetivos em equipe, tornam a imersão ainda maior. O clima se torna um aliado ou um rival e muitas das vezes o piloto se contenta apenas em chegar ao seu destino, devido aos mais diversos obstáculos pelo caminho, é possível até ver carros enguiçados de outras equipes enquanto você corre, o nível de detalhes desse game é maravilhoso, e a experiência também. Minha nota de recomendação é 9.0 .
Poderia ser 10 caso o modo multiplayer e o carro amassando estivessem presentes na versão de Nintendo Switch, mas mesmo assim, é um game de rali incrível e briga pelo pódio de melhor jogo de carro para Nintendo Switch.
Abaixo confira a nossa review em vídeo para os interessados:
Agradecimento especial para Bigben Interactive que nos cedeu o game para essa análise.