top of page
Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review/Análise] Aero The AcroBat trás a nostálgia 16 bits de volta ao Nintendo Switch

Ajude Aero The AcroBat a resgatar seus amigos e sua namorada, para todos desfrutarem o circo novamente!


Aero The Acro-Bat

Lançado originalmente em 1993, Aero The AcroBat voltou para salvar o mundo circense mais uma vez! Aero The Acro-Bat trás a nostálgia 16 bits de volta ao Nintendo Switch.


História sem spoiler (Sinopse)


O poderoso e excêntrico industrialista Edgar Ektor jurou destruir o mundo da diversão para vingar seu banimento do mundo circense em sua infância. O motivo: uma de suas pegadinhas havia ido longe demais, resultando na quase morte de um animal do circo. Primeiro ele invadiu um circo local com sua gangue de palhaços malucos e sequestrou toda a equipe, estragando o espetáculo.


Agora é a hora de Aero the Acro-Bat, a estrela do circo, resgatar seus amigos e sua namorada Ariel, a fim de dar um basta nos planos insanos de Edgar Ektor. Só assim todos vão poder voltar a desfrutar o espetáculo!


Aero The Acro-Bat


Destaques:

* Jogue em 4 áreas com 5 fases cada, incluindo fases com atrações de parques de diversão

* Use as habilidades acrobáticas do Aero para completar os objetivos e abrir o portão da próxima fase

* Enfrente todos os tipos de inimigos loucos

* Escolha a versão inglesa ou japonesa

* Função Retroceder/Turbo: repita as coisas até chegar à perfeição ou acelere tudo

* Função de estado de salvamento(savestate): salve quando quiser e retome o jogo do mesmo ponto

* Filtros de tela: várias opções de filtro para modificar o visual do jogo (monitor estilo retrô, preto e branco, etc.)

* Galeria: confira imagens das ilustrações, pôsteres, design da caixa e muito mais do jogo original

* Função trapaça: ative diversos códigos que vão facilitar as coisas (energia infinitiva, vida infinitiva, invulnerabilidade, etc.)


Essa é a primeira entrada da série no Nintendo Switch, mas não a última! Receberemos em breve  Aero the Acro-Bat 2 e Zero The Kamikaze Squirrel.


Aero The Acro-Bat

Gameplay


Embora a mecânica seja sólida, ela não é perfeita. Demora um pouco para dominar a técnica de perfuração, pois a mira está um pouco errada. Você precisa segurar o controlador para cima ou para baixo para perfurar para cima ou para baixo. E isso é difícil quando você está pulando entre plataformas. Tudo bem que estamos falando do primeiro jogo da série e esse tipo de coisa realmente faz parte, ainda mais se tratando do ano em que foi lançado. Felizmente a jogabilidade foi melhorada no segundo jogo, mas isso não tira o charme e a diversão do jogo, apenas o torna um pouco mais difícil do que algumas pessoas podem imaginar ao jogar pela primeira vez. Pensando nisso, diversaas melhorias foram implantadas como por exemplo a função de retroceder alguns segundos e refazer aquele salto difícil novamente ou esquivar de algum inimígo. O jogo também conta com opções muito legais de filtros de imagem, podendo dixar o aspécto da tela igual das Tvs de tubo crt ou com as bordas mais suavizadas. Outro ponto legal é a inclusão de diversas artes do jogo e a capinha e manual totalmente digitalizados, isso é algo que amo nesses relançamentos.


Aero The Acro-Bat

Som


O áudio do jogo é algo que ainda me encanta! Sério pessoal, aquele som clássico dos16 bits, com uma trilha sonora totalmente original e marcante, com sonoplastia de itens maravilhosas. Sinto falta desses sons nos jogos atuais. Em uma época que as empresas só querem por músicas de grandes bandas e artistas/cantores da atualidade, aqui você encontra o puro suco da nostalgia e consegue apreciar uma excelente trilha sonora feita 100% pensada para o jogo. O game não conta com português brasileiro, mas como é um jogo que não faz muito uso de história, isso aqui não faz muita diferença, ele te leva direto para a ação.


Aero The Acro-Bat

Gráficos


Os gráficos envelheceram bem, são 16bits gloriosos e ficam lindos em full HD nas tvs modernas ou na maravilhosa tela do nintendo switch no modo portátil. As cores são vivas e trazem um estilo de arte bem único pro jogo. Para os interessados, o jogo roda a 1080p na TV e 720p no portátil.


Aero The Acro-Bat

Veredito
Aero The Acro-Bat trás a nostálgia 16 bits de volta ao Nintendo Switch. Aqui é a melhor oportunidade para fãs antigos rejogarem e novos fãs surgirem. Em uma época que estamos tendo vários clássicos retro sendo revividos, é muito bom ver que essa série também está de volta e com um preço bem baixo e super atraente para os fãs brasileiros de Nintendo Switch. Gosta de um desafio, de jogos de plataforma, jogos retrô? Então Aero The Acro-Bat não pode ficar fora da sua lista do Nintendo Switch em 2024. Um clássico que é ótimo ter de volta.
Nota: 8/10

andrey daher


Comments


bottom of page