Salve o seu Império. Defenda o seu Legado em Romancing SaGa 2: Revange of the Seven.
O quinto jogo da franquia SaGa retorna como Romancing SaGa 2: Revange of the Seven, remake completo do RPG original de 1993! Embarque numa aventura emocionante perfeita para novos jogadores e fãs de longa data, com recursos clássicos e novos na série, dublagens completas em japonês e inglês, composições com novos arranjos e muito mais!
HISTÓRIA
No passado, guerreiros conhecidos como Seven Heroes lutaram para salvar a humanidade. A aclamação se tornou maldições, pois os Ancients passaram a temer o poder deles e os baniram para outra dimensão. Suas boas ações foram passadas adiante em lendas pelas eras, professando que os Heróis retornariam quando o mundo precisasse deles...
E, de fato, os Heróis reapareceram... mas o longo exílio corrompeu suas formas, e agora eles buscam vingança por todos que lhes fizeram mal.
Assuma o papel do Imperador de Avalon enquanto legiões de demônios se espalham pelos territórios sob domínio dos Heróis. Defenda seu Império por gerações sucessivas, expanda o reino e derrote os Seven Heroes vingativos para salvar o mundo!
DESTAQUES
■ Personagens e Sucessão Imperial
Una forças com personagens de mais de 30 classes, com uma variedade de profissões e raças, cada uma com as armas favoritas, habilidades exclusivas e táticas efetivas. Escolha o próximo Imperador dentre esse elenco de candidatos, cada um disponível para herdar o trono e se tornar o novo protagonista.
O conhecimento e as habilidades de antigos governantes são herdados pelos próximos via uma arte mística de magia herdeira, forjando um laço duradouro entre você e seus personagens escolhidos.
■ Narrativa Livre
Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven apresenta uma estrutura narrativa única que oferece uma gama de experiências em resposta às suas escolhas e a quais objetivos você realiza primeiro, desde como expande o Império até à ordem que você desafia os Seven Heroes. Suas ações e decisões alterarão dramaticamente o curso da jornada do Imperador. E é aqui que realmente o jogo brilha. Essa mecânica lhe oferece uma liberdade muito ímpar nos jogos de JRPG que conheçemos. Você tem a liberdade de ir direto ao duelo contra um dos sete heróis em determinadas partes do jogo, e o sucesso ou fracasso vão depender de como o jogador se preparar para cada momento, fazendo com que dificilmente 2 pessoas repitam o mesmo passo em diferentes partes do jogo, principalmente pelo fato de lhe dar a liberdade de escolher sua party e seu sucessor na linhagem do trono.
■ Combate
O sistema de batalha estratégico em turnos do original foi aprimorado para um sistema de linha do tempo. Aproveite todas as mecânicas clássicas de SaGa, como "Glimmers", onde você aprende novas habilidades no calor da batalha, e "Formations", que fornece benefícios exclusivos para a comitiva com base na composição. Além disso, o remake recebe o novo "United Attack" para realizar ataques combinados com seus membros para virar a maré da batalha! Preciso dizer que talvez a mecânica que mais gosto nos jogos de "SaGA" é justamente essa do "Glimmers". É simplesmente fantástico a gente ir adquirindo novas habilidades e melhores status para nossos personagens de acordo com as habilidades que usamos em cada um deles e como as batalhas forjam de maneiro orgânica a nossa party. Romancing SaGa 2 é um dos RPGs mais gostosos de se batalhar nos últimos anos e essa mecânica de "Glimmers" é muito responsável por isso.
■ Gráficos
Os sprites 2D em pixels do original agora estão modelados em 3D, mas mantendo as aparências charmosas já conhecidas, baseadas nas lindas ilustrações de conceito de Tomomi Kobayashi. Todas as cidades e masmorras estão completamente renderizadas com terreno e layout refeitos. Tudo isso com a participação do ilustrador original, que pela primeira vez deu vida em 3D as suas criações, o resultado? Simplesmente um trabalho artístico lindo, juntamente com a equipe que também trabalhou no remake de Trials of Mana, então podem esperar por visuais muito lindos em uma pegada de fantasia medieval. Muitas vezes me pego apreciando as artes de cenário e dos personagens, cada um com sua personalidade e cheios de detalhes.
O jogo também conta com uma paleta de cores muito boa, usando a Unreal Engine, mesmo motor gráfico usado também em Dragon Quest XI, aqui temos um grandioso jogo de RPG no Nintendo Switch. Na TV o jogo roda a 1080p 30fps e no modo portátil a 720p 30fps. Os inimigos também contam com um design muito bonito, o que torna a experiência ainda mais gratificante. Muitas vezes me peguei tendo gatilhos de Fire Emblem Engane na belíssima arte do jogo e as vezes até em Shin Megami Tensei com o design de certos inimigos.
■ Configurações de dificuldade
Selecione uma dificuldade dentre três que se adeque ao seu estilo preferido, sendo elas Casual, Normal e Hard (Classic).
Casual oferece uma experiência focada na narrativa com menos ênfase em batalha, enquanto Normal é recomendada para jogadores de RPG veteranos buscando um jogo balanceado. Eu particularmente joguei no normal e achei que foi uma dificuldade muito bem balançeada e que me deu um bom nível de desafio em certos momentos do jogo. O modo Hard (Classic) é perfeito para jogadores buscando o desafio brutal, mas satisfatório da versão original de 1993, e acredite, é realmente brutal.
■ Música e dublagem
Kenji Ito, compositor do jogo original, retorna com uma vingança para presentar uma bela trilha sonora cheia de novos arranjos! Você pode alternar entre a música original e as novas versões na tela Options.
Além disso, todas as cenas em Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven têm dublagens completas em japonês e inglês! E a dublagem ficou excelente, podem acreditar, tanto em inglês como em japonês. Achei muito bom pois o jogo tem muitas linguas de diálogo dubladas, outro ponto a se notar é a qualidade das músicas, simplesmente maravilhosas, é realmente aquilo que esperamos dos grandes RPGs da Square Enix. Infelizmente o jogo não conta com suporte ao português, mas tem suporte para legendas em espanhol para os interessados.
Veredito
Romancing SaGa 2: Revenge of the Seven é mais do que eu esperava desse remake. Eu tinha grande expectativas para o jogo, mas nós sabemos como as coisas andam ultimamente na indústria dos games, e muitas vezes acabamos frustrados. Fico feliz em informar que nesse caso minhas expectativas foram todas correspondidas e foram ainda além ! O game contém um enorme fator replay para os interessados e um ótima caraga horária de jogo. Batalhas muito gostosas de se jogar, masmorras super interessantes, inimigos criativos, personagens cativantes, uma trilha sonora que nos deixa imerso, visuais deslumbrantes, uma história excelente com diversas ações que moldam a história de acordo com as ações de cada jogador e vários momentos de "plot twist". Tudo isso podendo jogar no conforto da sua TV ou em qualquer lugar graças a natureza do Nintendo Switch. Posso afirmar que Romancing SaGa 2 Remake é um clássico instantâneo do Switch e que os fãs de RPG não podem deixar passar, é simplesmente obrigatório para todo fã do gênero e um dos melhores jogos de rpg de todos os tempos que ganhou um remake merecido e que roubou meu coração. Um dos melhores jogos de 2024 e um dos melhores RPGs da geração.
Nota: 10/10
Comments