Star Wars Outlaws é um presente que vem de uma galáxia muito, muito distante.
Desbrave o primeiro jogo de mundo aberto de Star Wars, situado entre os eventos de O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Explore locais distintos pela galáxia, tanto lendários quanto novos. Arrisque tudo como Kay Vess, uma vigarista em busca de liberdade e meios para começar uma nova vida ao lado do seu parceiro Nix. Lute, roube e trapaceie pelo submundo enquanto enfrenta os sindicatos criminosos mais procurados da galáxia.
Explore locais distintos com cidades e cantinas agitadas. Dispare por vastas paisagens no seu speeder. Cada local traz novas aventuras, desafios únicos e recompensas atraentes para quem topar correr os riscos.
Em Star Wars Outlaws você controla a personagem Kay Vess, como dito acima, uma vigarista no melhor estilo de Han Solo. Leve o estilo de vida de alto risco dos fora da lei. Transforme qualquer encrenca em vantagem com Nix ao seu lado: lute com o blaster, supere inimigos com furtividade e dispositivos, ou encontre o momento certo para distrair inimigos e levar a melhor.
Gameplay
Vamos falar um pouco sobre o gameplay de Star Wars Outlaws. Uma das coisas que mais me chamou a atenção de forma positiva foi o nosso companheiro Nix. Ele não é apenas fofo, mas também um aliado super importante para as mecânicas do game. Você pode usar o Nix para enviar uma espécie de onda sonar e descobrir os ítens escondidos na proximidade assim como os inimigos também, algo como um radar super útil em tempo real. Além disso, Nix é fundamental para pegar ítens em lugares que nossa protagonista não pode alcançar e principalmente para distrair um inimigo ou até mesmo atacá-lo para criar uma brecha para que Kay o finalize. O game também permite a personalização tanto do Nix como da Kay Vess, algo muito legal, principalmente se você gosta de ficar mudando as roupinhas pensando no visual dos personagens.
Nossa protagonista Kay nos trás uma dinâmica muito interessante para um jogo de Star Wars. Aqui estamos falando de uma personagens que não tem sabres de luz e que também não domina o uso da força, estamos falando de uma pessoa comum que procura sobreviver em um momento super conturbado com o império galático dominando a galáxia com força. As mecânicas de jogo que mais vamos encontrar geralmente são as de "Stealth", ao melhor estilo Sam Fisher em Splinter Cell. Você pode até tentar a sorte e sair atirando em tudo que se move, mas provavelmente não vai durar muito tempo após isso. O jogo te recompensa por usar a inteligência ao lidar com as diversas situções, seja em uma fuga pois seu plano deu errado ou até mesmo em uma missão de invasão, aqui é sempre melhor andar pelas sombras e isso é algo que eu realmente amei nesse jogo, pois nos dá algo diferente do que temos por aí.
O game também nos brinda com as famosas "dog fight", que em belo português seriam as guerras de navinha. O game permite também a personalizaçao da nossa nave e até mesmo upgrades, como o tipo de arma vamos usar, os escudos defletores, o material da fuzelagem e mais. É importante fazer as missóes secundárias justamente para dar essas melhorias tanto para nossa nave como para nossa personagem e sua blaster.
O game conta com um extenso sistema de missões, outro ponto muito positivo. O jogo não te obriga a fazer todas as missões secundárias, o que é legal caso você queira apenas focar na história principal, mas o game te estimula a fazer as missões secundárias, uma vez que muitas acontecem de forma orgânica ao chegar a uma cidade e conversar com os npcs, ou ao escutar uma conversa entre outros npcs, é bem dinânimo e orgânico. Me pergunto as vezes se esse jogo inicialmente não seria o Beyond Good and Evil 2 e o projeto foi transformado em Star Wars, pois combina de mais!
O game é muito rico como vocês podem ver e a Ubisoft conseguiu entregar ele de um jeito que não o torna cansativo e se desprende bem da formula dos ultimos jogos da série Assassins Creed, algo que amei. O jogo tem sua própria identidade e isso se reflete nas mecânicas do jogo. Eu poderia ficar aqui por 2 dias escrevendo sobre as mecânincas, mas acredito que seja melhor vocês descobrirem uma parte delas jogando, como por exemplo os updates do blaster e da nossa motoca (speeder).
Som
A trilha sonora do jogo é simplesmente incrível! É isso o que esperamos quando falamos de Star Wars, composições orquestradas muito bem feitas e que se encaixam perfeitamente a cada momento, ah cara, como eu amo isso. Os efeitos especiais e sonoplastia também são elevadíssimos. O game ainda conta com uma dublagem emportuguês brasileiro e posso dizer que é uma das melhores dublagens que já vi em um jogo, as vezes parece que estou assistindo a um filme de Star Wars.
Gráficos
Os gráficos de Star Wars Outlaws são lindíssimos! Aqui é possível ver o carinho dos artistas e dos desenvolvedores juntos. Muitas vezes fico sem acreditar que estou em um jogo, parece que estamos em um filme ou série do universo Star Wars, sem brincadeira. O jogo te dá a opção de usar as proporções no melhor estilo , com as clássicas faixas pretas na parte superior e inferior da tela, o que deixa a experiência bem cinemática, mas também permite jogar com a tela cheia. No geral é um jogo belíssimo e um dos mais bonitos dessa nova geração até o momento.
Veredito
Star Wars Outlaws é um enorme presente aos fãs de Star Wars e eu posso provar! Gameplay rico com muita coisa para se fazer em cada planeta mas sem ser de forma entediosa, um jogo que nos dá a sensação de estar em uma jornada e nos estimula a avançar na história. Uma trilha sonora impecável e um enredo digno de Star Wars, gráficos belíssimos e uma nova história a ser contada de uma sobrevivente em um momento crítico da história de Star Wars. Olhar os eventos que se passam antes de O Retorno de Jedi pelos olhos de Kay Vess é simplesmente gratificante, pois a gente se identifica com o lado humano do personagem, sabendo que poderia ser algum de nós. Essa empatia é algo que me chamou a atenção, além é claro, da liberdade que o jogo te dá para jogar no seu tempo, fazendo amigos e inimigos nas diversas facções que povoam a galáxia. Seja você parceiro ou inimigo dos Hutts, ou da Aurora Escarlate, aqui as suas escolhas moldam como você vai sobreviver nessa galáxia muito, muito distante. Star Wars Outlaws é um enorme presente aos fãs de Star Wars e se torna indispensável para todo que tem um console de nova geração e amam Star Wars. Minha experiência no Xbox Series S é sem dúvidas uma das melhores do ano e de todo o período que tive com um console de nova geração.
Nota: 10/10
Comentários