[Review/Análise] Tales of Graces f Remastered é uma jóia dos RPGs para Nintendo Switch
- Andrey Daher Coelho
- 23 de jan.
- 4 min de leitura
Retorne ao mundo de Ephinea e experiencie o título com novos recursos e visuais em Tales of Graces f Remastered

Tales of Graces f Remastered é a versão remasterizada de Tales of Graces f, lançado em 2010. Os jogadores acompanham Asbel e seus amigos em uma aventura repleta de personagens inesquecíveis, revelações chocantes e companheiros únicos reunidos por meio de promessas feitas ao longo do tempo. Aqui vemos a transformação dos personagens com o passar do tempo, algo que achei incrível, pois a história nos apresenta os protagonistas desde muito novos e mostra os acontecimentos desse mundo como passar dos anos, que faz com que alguns mudem um pouco de sua personalidade, é realmente cativante e imersivo.
O título se passa no mundo de Ephinea, um planeta abençoado com vegetação abundante e guia os jogadores em um mundo governado por três grandes nações, cada uma com o poder de Eleth.
A nova versão do jogo apresenta visuais impressionantes, cenas recém-localizadas disponíveis em inglês, 80 pacotes de DLC lançados para o jogo original, além de diversas melhorias de gameplay.

A opção de desativar os encontros gerais com inimigos em qualquer ponto do jogo foi incluída para aqueles que desejam concentrar sua experiência na progressão da história. Outros aprimoramentos incluem ajustes na velocidade do diálogo, ícones de destino para uma exploração perfeita e recursos aprimorados de qualidade de vida.
O sistema de batalha dinâmico e acelerado permite que os jogadores troquem de estilo de luta, criem combos de golpes com tempo preciso e liberem habilidades poderosas usando o medidor do Accel Mode.
O jogo já está disponível e pode ser encontrado nas seguintes edições:
Edição Padrão: Inclui o jogo base;
Edição Deluxe: Inclui o jogo base, um livro de arte digital e trilha sonora, pacote de trilha sonora de batalha e o conjunto Super Growth Support Herb;

Gameplay
A jogabilidade de Tales of Graces f Remastered é incrível. Para alguns fãs, se trata da melhor mecânica de batalha de toda a série, pois ela não foca por exemplo em um barra de "MP" para usar magias, mas sim em uma espécie de contador de ações que o jogador pode realizar que consomem esses números. Conforme o jogador para de atacar , esses números de ações vão crescendo novamente em tempo real, deixando as batalhas bem dinâmicas e estratégicas, com os combos sendo cada vez mais legais de se realizar. Outra coisa que achei muito interessante é que você pode mudar a postura de combate do protagonista, atacando com golpes físicos, deixando a espada embanhada, ou desembanhando a espada e atacando com a mesma. Apesar de ser um jogo com a história bem linear, o game também oferece ótimos momentos de "grinding" para os que adora se afundar nas batalhas para ganhar XP.

Gráficos
O visual da remasterização de Tales of Graces f Remastered ficou lindíssimo. O jogo conta com gráficos em "full hd" no Nintendo Switch, deixando ele em 1080p na TV e a 720p no portátil. O jogo também chama a atenção ao ser jogado na tela OLED, algo super charmoso e que deixar as cores sempre mais vivas. O game roda de forma muito fluída e pelo menos com minha experiência de jogo, não tive nenhum bug ou crash, o jogo parece estar muito bem otimizado pra plataforma. O estílo artístico do game também envelheceu muito bem e continua bonito, segurando a onda. O design dos personagens e dos cenários dão aquele sentimento lindo de nostalgia dos JRPGs mais antigos, só que agora com todas as melhorias e adições de qualidade de vida que foram citadas no início do texto.
Tales of Graces f Remastered também adiciona mais de 80 pacotes de DLC e itens lançados no original e que agora estão disponíveis na versão Padrão do jogo.

Som
O áudio do jogo é maravilhoso, com trilhas sonoras lindas e marcantes em cada cidade que você chega e em cada momento do jogo. Algo que a série sempre foi conhecida por trazer. O game infelizmente não conta com suporte ao português brasileiro, mas é algo que dá para se relevar, uma vez que o jogo original nao tinha nem dublagem em inglês. Jogos assim nunca sairiam para o nosso país e as vezes nem para os Estados Unidos, então já fico grato por ter ao menos a opção de jogar em inglês. O som das lutas, dos combates, com os personagens falando e conversando, é tudo muito nostálgico e lindo.

Veredito
Tales of Graces f Remastered é uma jóia dos RPGs para Nintendo Switch. É uma alegria ver a Bandai Namco nos presentear com tantos RPGs incríveis que estavam esquecidos no passado e podendo jogá-los em HD com essa sremasterizações. Os gráficos, a trilha sonora, o gameplay, a qualidade de vida melhorada, as novas adições de conteúdo pro jogo, tudo isso faz com que essa remasterização deixe um jogo que já era incrível ainda melhor. Se você é fã de RPG, não pode deixar de jogar essa obra, sem sombra de dúvidas está entre os melhores jogos da série Tales of. A história é forte e envolvente, o combate super dinâmico e interativo e os personagens cativantes. Estamos falando de uma jóia dos RPGs amigos, não tem erro para os que amam o gênero.
Nota: 9/10

Comments