top of page
Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review/Análise] Yakuza Kiwami é uma ótima porta de entrada para os jogadores do Nintendo Switch

Desvende um conluio de 10 bilhões de ienes no distrito da luz vermelha de Tóquio, movido pelos punhos e força de vontade que tornarão você uma lenda.


Yakuza Kiwami

A série Yakuza está chegando ao Nintendo Switch pela primeira vez com Yakuza Kiwami!


  • Sinopse


Após levar a culpa por um assassinato e passar 10 anos na prisão, você emerge no meio de uma iminente guerra entre clãs da yakuza, o que jogará você, movido pelos seus punhos e força de vontade inabalável, numa jornada de amor, humanidade e traição ambientada no fervilhante distrito da luz vermelha do Japão atual.


Lute alternando dinamicamente entre 4 estilos marciais (o brutal "Brigão", o imprevisível "Acelerado", o avassalador "Bestial" e o lendário "Dragão") ao mesmo tempo que usa armas improvisadas achadas nas ruas para dizimar hordas de inimigos em lutas realistas, divertidas e empolgantes.


Depois de arrebentar uns crânios, dê um tempo da história principal para aproveitar atividades imersivas da vida noturna como karaokê, cassino, cabaré clube, fliperama, gaiola de rebatidas e muito mais, conhecendo personagens exóticos de todos os tipos.


Yakuza Kiwami

Jogar Yakuza Kiwami me deu valhos gatilhos incríveis como um amante de filmes com temáticas de guerra entre gangues e filmes de luta dos anos 80/90. Em muitos momentos me peguei preso em uma trama que poderia muito bem virar um filme ou uma série. Dito isso, especialmente junto com o lançamento do jogo no Nintendo Switch, a SEGA também está lançando uma série de Yakuza na Amazon Prime, baseada neste primeiro jogo. Ou seja, temos um pacote perfeito tanto para os jogadores que ainda não conheçem o jogo, como para aqueles que já são fãs e querem rejogar o jogo no Nintendo Switch.


Yakuza Kiwami me deu gatilhos também de um jogo de SNES muito legal chamado (Shin Nekketsu Kōha: Kunio-tachi no Banka) que foi localizado recentemente como River City Girls Zero e que é conhecido também como Kunio Kun. Logicamente que Yakuza é um jogo mais moderno, em 3D e bem elaborado, mas a história de fundo é semelhante por se passar no japão e abordar a Yakuza. Eu poderia também citar outro clássico da SEGA, Shenmue, que até hoje é um dos meus jogos favoritos, mas podemos deixar esse tema para uma outra hora.


Yakuza Kiwami
  • Gameplay


Yakuza Kiwami é o remake do primeiro jogo da série e para os que não conhecem, o jogo se trata de um "beat n Up" com mundo aberto sand box. Aqui o foco da gameplay é a pancadaria, mas o jogo te oferece muitas opções de atividades na cidade. O jogo te da a liberdade para explorar as ruas de um bairro ficticio de Tokyo. É simplesmente incrível, eu me peguei por diversas vezes encantado vendo as ruas cheias de npcs, bares, restaurantes, arcade da SEGA. Aqui você vai poder até ir para uma boate ou uma "casa de massagem", lugares com "strippers", é possível jogar Mahjong, etc. São muitas as atividades que você vai encontrar na cidade, inclusive é possível até mesmo ter um relacionamento no jogo.


Os combates também são muito divertidos e dinâmicos, para alguns ele pode ter uma curva inicial um pouco acentuada, mas é porque o jogo conta com elementos de RPG. Existe uma árvore de habilidade em que é possível gastar seus pontos para melhorar os atributos do personagem. Então por favor, não deixem de gastar os pontos de habilidade que vocês ganharão tanto em lutas como em atividades pela cidade. Aqui tudo te recompensa, desde comer em restaurantes, como ao comprar algo em uma loja de conveniência, o jogo sempre te entrega pontos de experiência para tornar a sua jornada muito mais satisfatória, uma vez que o jogo te entrega muitas side quests se estiver interessado em tirar o proveito máximo do jogo. Estamos falando em um jogo que pode te oferecer umas 100 horas de conteúdo depenendo do tipo de jogador que você seja.


Yakuza Kiwami

  • Gráficos

O visual do jogo está impressionante no Nintendo Switch. Me arrisco a dizer que vizualmente o jogo está mais bonito e mais bem polido do que a versão de PS4. Sem falar que os loadings estão bem rápidos na versão de Switch, algo que ajuda bastante na experiência dos jogadores mais ansiosos de plantão. É possível se impressionar com efeitos de reflexo em tempo real nas poças d'água que você encontra pelo chão da cidade. O game também se favorece de sombras muito bonitas e uma iluminação nota 10. Tanto durante o dia, como durante a noite, visualmente o jogador terá motivos de sobra para se tornar parte da cidade devido a imersão do jogo.


Yakuza Kiwami

  • Som


O áudio do jogo é muito bom e conta com uma trilha sonora totalmente feita para o jogo. As músicas das lutas são totalmente empolgantes e te colocam na mesma pegada do jogo. A ambientação também merece destaque, uma vez que a dublagem japonesa é muito bem feita e os sons de uma rua movimentada, falatório, sirenes, sons em becos escuros, tudo isso é muito bem produzido, desde o som do pisar do seu personagem em uma poça d'água, até mesmo ao som de sirenes. O jogo infelizmente não tem localização para o português brasileiro em nenhuma das versões.


Yakuza Kiwami

Veredito
Yakuza Kiwami é uma ótima porta de entrada para os jogadores do Nintendo Switch, mas também é uma ótima pedida para os fãs de longa data da série e que querem jogar no console híbrido da Nintendo. Seu visual está deslumbrante no Switch, sendo um dos ports mais bonitos do console sem sombra de dúvidas. Um jogo que te entrega muito conteúdo se você tiver interesse em explorar a cidade. Uma história muito boa é contada aqui e definitivamente pode abrir as portas para muitos novos fãs da franquia que ainda não tinham jogado a série anterioremente, como é o meu caso. Uma trilha sonora e sonoplastia ótima, visuais muito bem polidos, uma cidade cheia de atividades e um gameplay divertido. Yakuza Kiwami é uma excelente obra da SEGA e seu preço de 99 reais no lanaçamento do Nintendo Switch é algo muito atrativo. Estamos falando de um jogo que te entrega muito mais do que o preço por ele cobrado. Super recomendado para os amantes de pancadaria de rua, "massacre no bairro japonês" e afins, ao melhor estilo japonês.
Nota: 9/10


Andrey Daher


Comments


bottom of page