top of page
Foto do escritorAndrey Daher Coelho

[Review Xbox] Unknown 9: Awakening para Xbox Series S é uma caixinha de surpresas



Unknown 9: Awakening

Em Unknown 9: Awakening você joga como Haroona, uma "Queastor" nascida com a habilidade de se aventurar na Dobra: uma dimensão misteriosa que se sobrepõe à nossa. Em sua busca por um poderoso conhecimento oculto, ela aprenderá a dominar sua conexão única com a Dobra, o que lhe permite canalizar seus poderes para o nosso mundo... mas esse poder não passa despercebido. Horoona rapidamente se torna alvo dos Ascendentes, uma facção dissidente de uma sociedade secreta conhecida como LYS, que quer usar a Dobra para alterar o curso da história humana.


Embora faça parte de um mundo multimídia composto por quadrinhos, romances e podcasts, na maior parte do tempo Unknown 9 me deu exatamente o que eu estava procurando - uma aventura single-player clássica e focada na história que nem sequer olha na direção da maioria dos jogos modernos. Embora problemas técnicos e repetitividade o impeçam de ser grande, sua história forte e mecânica única fazem com que seja uma jornada que vale a pena.


Unknown 9: Awakening

A história de Unknown 9 é um conto sincero de aprender a ser sua própria pessoa, lidar com o luto e encontrar seu lugar no universo. Embora algumas de suas reviravoltas no final do jogo sejam previsíveis, os personagens maravilhosamente interpretados e com sentimentos humanos elevam uma história um tanto clichê a um dos melhores elementos do jogo.


  • Gameplay


O principal ás na manga de Unknown 9 e a principal coisa que o separa de outros jogos de ação em terceira pessoa é o conjunto de habilidades Umbric de Haroona. Durante o combate, ela pode empurrar e puxar inimigos, desviar balas com um escudo mágico, acionar objetos no ambiente para explodir ou desmoronar e até mesmo enviar seu espírito para um ataque de longo alcance que acumula um movimento de queda de alto dano. O mais legal disso tudo é que o combate trouxe um aspecto inovador nas mecânicas se for comparado com os jogos da atualidade. Pois é possível até mesmo enviar sua alma para incorporar o adversário e fazer com ele ataque seus aliadados, tudo isso sendo controlado por você em uma pequena fração de segundo. O jogo também te dá a liberdade de escolher melhorar as habilidades de combate da personagem ou focar mais no "stealth", deixando o jogo com o foco maior no que o jogador desejar. O combate pode não ser o mais divertido e inventivo de todos os tempos, mas com certeza trás bons momentos de diversão.


Unknown 9: Awakening

Embora a abordagem de última geração de Unknown 9 para entregar uma aventura linear tenha me deixado muito feliz, seus frequentes problemas técnicos fazem com que pareça datado de uma maneira menos proposital. As vezes parece que o jogo saiu antes do tempo ncessário de desenvolvimento que ele precisava. Algumas texturas as vezes demoram a carregar, momentos com quedas de frame rate e até mesmo bugs visuais nos personagens que deixam a desejar.


  • Som


O game tem uma trilha sonora muito bacana e original pro jogo, acho legal que o game tenha composições feitas especialmente para ele. Uma coisa que pode desagradar algumas pessoas é que o jogo não tem dublagem em português, apenas legendas e menus traduzidos.


Unknown 9: Awakening

  • Gráficos


Artisticamente falando, o jogo é bonito, mas visualmente ele pode ser uma caixinha de surpresas. Como eu disse antes, o jogo parece não ter tido o tempo necessário para o polimento completo, então tem partes que estão mt lindas e outras que deixam a desejar. O que me agradou bastante foram os cenários que em vários momentos lembram a cultura indiana, isso eu achei muito marcante e deu personalidade própria ao game.


Unknown 9: Awakening

Veredito
Unknown 9: Awakening é um jogo legal mas que tinha potencial para ser ainda melhor. Sua história é legal, seu combate busca fazer algo fora da caixinha mas o jogo deixa a desejar visualmente por conta de alguns bugs visuais e quedas de frame. O game conta com momentos muito legais e divertidos que fazem com que a jornada seja boa. O único problema que me decepcionou na verdade é aquestão da falta de polimento do jogo em várias partes conforme vamos avançando, o que estraga um pouco da experiência, uma vez que o jogo é feito para ser mais "cinematográfico". É um jogo bom mas que tinha potencial para ser ainda melhor.
Nota: 7/10


andrey daher


Commenti


bottom of page